//​Banco de Portugal contra não pagamento de juros a pequenos depositantes da Caixa Geral de Depósitos

​Banco de Portugal contra não pagamento de juros a pequenos depositantes da Caixa Geral de Depósitos

O Banco de Portugal opõe-se à decisão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de não pagar juros nos pequenos depósitos, avança a edição online do “Jornal de Negócios”.

A instituição liderada pelo governador Carlos Costa já transmitiu a sua posição ao banco estatal, segundo uma fonte do Banco de Portugal.

A Caixa Geral de Depósitos anunciou na semana passada que, a partir de agosto, vai cortar nas taxas que paga nos depósitos e mudar as regras de pagamentos de juros. Ou seja, vai deixar de pagar o juro no final de cada semestre sempre que o juro seja inferior a um euro.

Isto significa que os depósitos cujas taxas vão ser revistas vão de ter, pelo menos, 6.667 euros para render algum dinheiro.

O banco está a avisar os clientes que vai baixar o juro semestral das contas Caixapoupança, Caixapoupança Reformado, Emigrante, Superior e Caixa Projecto de 0,05% para 0,015% (corte de 70%) a partir do dia 1 de agosto.

A partir da mesma data “será alterada a regra de pagamento de juros nos Depósitos a Prazo e Depósitos Poupança, pelo que não serão pagos juros sempre que o valor ilíquido dos juros calculados seja inferior a um euro”.

Para António Ribeiro, economista da DECO, o banco público dá um sinal errado ao deixar de pagar juros abaixo de um euro numa altura em que a taxa de poupança está em níveis historicamente baixos.

Ver fonte

TAGS: