//​Covid-19: Autoeuropa retoma produção com menos trabalhadores e mais medidas de segurança

​Covid-19: Autoeuropa retoma produção com menos trabalhadores e mais medidas de segurança

A Autoeuropa, fábrica da Volkswagen em Palmela, retomou esta segunda-feira, de forma gradual, a produção, que estava suspensa desde o dia 17 de março devido à pandemia da covid-19.

A atividade retoma quase um mês e meio depois da fábrica de Palmela ter paralisado. Nas próximas duas semanas, a produção será feita de forma faseada, com menos trabalhadores e menos turnos, explicou à Renascença Fausto Dionísio, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.

“A Autoeuropa vai avançar em turnos gradualmente. Temos quatro turnos de produção, vão arrancar dois na primeira semana. Também com um horário reduzido: na primeira semana, no primeiro dia, trabalhamos três horas e, nos restantes, seis horas. O mesmo acontece na segunda semana, de 27 a 30 de abril. E os outros dois turnos, que ficam em casa de 4 a 10 de maio, rodam com aqueles que estão ao serviço.”

Na prática, dos 5.600 trabalhadores que a fábrica portuguesa da Volkswagen emprega, cerca de 2.300 voltam ao trabalho na próxima semana, rodando na semana seguinte com a equipa ao serviço.

Em declarações à Renascença na passada sexta-feira, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa garantia que todos os funcionários já foram informados sobre as novas regras, nomeadamente sobre as regras de higiene e segurança que estão obrigados a cumprir e que, na sua opinião, são suficientes.

“A empresa tem feito todos os esforços. Tem câmaras térmicas à entrada para os trabalhadores que não vêm de autocarro, verificação de temperatura. A fábrica está predisposta a melhorar o que seja possível. Por exemplo, temos cerca de 40 rotas de camionetas, vamos triplicar o número de camionetas porque o número máximo de trabalhadores por autocarro será de 17 trabalhadores.”

Ver fonte

TAGS: