//5G: Receitas do leilão vão ajudar “a acelerar cobertura” de redes em algumas zonas

5G: Receitas do leilão vão ajudar “a acelerar cobertura” de redes em algumas zonas

O próximo quadro financeiro plurianual terá verbas “apropriadas” para assegurar ligações de fibra ótica e as receitas do leilão do 5G vão ajudar “a acelerar cobertura de algumas zonas”, afirmou o ministro da Economia.

Pedro Siza Vieira, que participava por videoconferência no seminário de debate sobre Transição Digital, respondia à questão colocada pela Lusa sobre de que forma concreta o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pode ajudar a corrigir as assimetrias entre o interior e o litoral no acesso à Internet.

“O acesso à Internet, neste momento, tem essencialmente a ver com questão de infraestruturação”, afirmou o ministro da Economia e da Transição Digital, destacando que há “duas áreas que são muito críticas”.

Por um lado, “não conseguimos ainda concluir a cobertura do nosso país” em 4G e 3G, “ainda temos zonas brancas”, pelo que “ainda temos um trabalho a fazer, isso é um objetivo que temos”, disse o governante.

Por outro, é preciso “também assegurar a concretização rápida das redes 5G, que serão absolutamente essenciais para a nova fase da economia digital, aquela que já não tem a ver com a experiência do consumidor e das pessoas, mas que tem a ver com a transformação da forma como as cidades se organizam, as empresas atuam e se relacionam, e como todos os dispositivos comunicam entre si”, prosseguiu o ministro.

O PRR “não tem nenhum investimento específico nesta área, mas há outros instrumentos que temos”, salientou.