Partilhareste artigo
A atividade industrial na zona do euro contraiu-se, em junho, mais rapidamente do que o inicialmente previsto, num contexto de aperto da política monetária posta em prática pelo Banco Central Europeu (BCE), revelou o S&P Global/Hamburg Commercial Bank.
Relacionados
Os resultados finais da pesquisa dos gestores de compras hoje divulgada pelo S&P Global/Hamburg Commercial Bank indicam que o índice PMI do setor industrial caiu para 43,4 pontos, o seu nível mais baixo desde o início da pandemia da covid-19, face aos 44,8 pontos observados em maio e em relação à estimativa inicial de 43,6 pontos.
Neste sentido, os dados revelam uma perspetiva “cada vez mais sombria” para o setor industrial na zona do euro, segundo dados citados pela agência financeira Bloomberg.
O índice PMI do setor industrial francês, por sua vez, caiu para 46 pontos no mês passado, depois de uma estimativa inicial de 45,5 e 45,7 em maio, sendo que o nível de 50 pontos separa o crescimento da atividade da contração da mesma.
Os números publicados para junho representam o quinto mês consecutivo de contração na atividade do setor industrial na França.
Subscrever newsletter
Na Alemanha, por seu turno, a contração da atividade no setor industrial acelerou-se em junho, atingindo o seu ritmo mais rápido em mais de três anos.
O PMI do setor industrial germânico caiu para 40,6 pontos, a quinta descida mensal consecutiva, face à estimativa inicial de 41 pontos em junho, e depois dos 43,2 observados no mês de maio.
Este índice tem estado abaixo da linha de água (inferior a 50), que separa o crescimento industrial da situação de contração, desde julho do ano passado.
Deixe um comentário