//A nova vida dos restaurantes. Desinfeções seis vezes ao dia, marcação prévia e redução da lotação

A nova vida dos restaurantes. Desinfeções seis vezes ao dia, marcação prévia e redução da lotação

Este código de conduta prevê ainda as situações de pedidos/pagamentos ao balcão, e no caso de poder formar-se uma fila de
espera, os clientes devem ser incentivados a manter uma distância de, pelo
menos, dois metros o que pode ser conseguido através da sinalização do local
onde devem permanecer à espera da sua vez.

Higiene, os menus e cuidado com o ar condicionado

A limpeza e desinfeção dos espaços deve respeitar as orientações emitidas pela DGS, sendo que os proprietários devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia. Em causa, estão todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos) e, após cada utilização, os equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais.

Em relação às instalações sanitárias, devem ser limpas pelo menos três vezes por dia com
produto que contenha na composição detergente e desinfetante (2 em 1). Já as toalhas devem ser trocadas entre cada cliente, e as mesas têm de ser limpas. A circulação das pessoas para as instalações sanitárias, que devem ocorrer
em circuitos onde seja possível manter a distância adequada entre as
pessoas que circulam e as que estão sentadas nas mesas.

É ainda obrigação do restaurante garantir que as instalações sanitárias dos clientes e dos colaboradores possibilitam
a lavagem das mãos com água e sabão e a secagem das mãos com toalhas de papel
de uso único. As torneiras devem ser, sempre que possível, automáticas. A utilização
de secadores que produzem jatos de ar não é recomendada. Sempre que possível
os lavatórios devem estar acessíveis sem necessidade de manipular portas.

Os motivos decorativos devem ser retirados das mesas. Já em relação às ementas, o conselho é de substituir as ementas individuais por ementas que não necessitem de ser
manipuladas pelos clientes
. Os exemplos dados são de placas manuscritas ou digitais, ou ainda adotar
ementas individuais de uso único (por exemplo, seladas ou impressas nas toalhas
de mesa descartáveis) ou também ementas plastificadas e desinfetadas após cada utilização.

Em relação às salas, o proprietário deve assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar nas áreas do
restaurante, por exemplo através da abertura de portas e janelas. Em caso de
utilização de ar condicionado, esta deve ser feita em modo de extração e nunca em
modo de recirculação do ar. O equipamento deve ser alvo de uma manutenção
adequada (desinfeção por método certificado).

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