//Abanca vende posição na Media Capital e entra na Cofina

Abanca vende posição na Media Capital e entra na Cofina

O espanhol Abanca vai desfazer-se dos 5,05% que detém na Media Capital e comprar uma posição com o mesmo valor na Cofina.

Segundo uma fonte oficial do banco, citada pelos media, o Abanca acordou vender a sua posição na Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Cofina sobre a Media Capital. De seguida, o banco galego participa no aumento de capital que a Cofina vai realizar, reinvestindo assim a receita obtida com a venda da posição na dona da TVI.

A informação foi anunciada esta terça-feira no âmbito da conferência de apresentação dos resultados de 2019 do Abanca, que confirmou estar interessado no EuroBic, desde que possa controlar o banco.

A Cofina acordou, a 20 de setembro, com a espanhola Prisa comprar 100% da Vertix, que detém 94,69% da Media Capital. No dia 21 de setembro publicou um anúncio preliminar de uma OPA propondo pagar 2,3336 euros por cada ação. Mas esse é o preço mínimo já que um auditor independente, nomeado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), está a analisar a contrapartida e pode determinar um valor superior.

No dia 23 de dezembro, a Cofina anunciou ao mercado a revisão em baixa do preço acordado com a Prisa para a compra da Vertix. Oferece agora 123,3 milhões de euros, assumindo uma avaliação da empresa (Enterprise Value) de 205 milhões de euros, passando o preço máximo por ação da Media Capital de 2,1322 euros para 1,5406 euros.

Para financiar a compra, a Cofina aprovou um aumento de capital até 85 milhões de euros. O grupo dono da CMTV garantiu ainda um empréstimo de mais de 200 milhões para financiar o negócio. O grupo liderado por Paulo Fernandes vai aumentar o seu capital de 25,6 milhões de euros para 110,6 milhões de euros através de uma Oferta Pública de Subscrição reservada a acionistas “no exercício do direito de preferência e demais investidores que adquiram direitos de subscrição”. Serão emitidas na operação 188.888.889 novas ações. O preço de subscrição foi fixado em 0,45 euros por ação.

Atualizada às 13H13 com mais informação

Ver fonte