//AdC insiste na necessidade de reduzir períodos de fidelização e limitar refidelizações

AdC insiste na necessidade de reduzir períodos de fidelização e limitar refidelizações

A presidente da Autoridade da Concorrência, Margarida Matos Rosa, insistiu nesta quarta-feira no parlamento na necessidade de serem reduzidos os períodos de fidelização das operadoras e de limitar as refidelizações.

A AdC considera que as únicas exceções à regra de impossibilidade de ser definido um novo período de fidelização sejam situações em que ocorra “a disponibilização subsidiada de novos equipamentos terminais ou a instalação de novos serviços e tendo por base as informações prévias obrigatórias e o resumo do contrato fornecidos aos consumidores.

Para Margarida Matos Rosa, que foi hoje ouvida no parlamento sobre a proposta de lei que transpõe a diretiva europeia que estabelece o Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE), é necessário que sejam asseguradas ofertas sem fidelização e que esta “não exceda o período necessário à amortização do investimento”.

“Trata-se de uma oportunidade única para se concretizar as alterações que se traduzam a maior dinâmica concorrência no setor”, destacou.

Para a presidente da AdC, um dos grandes entraves à mobilidade dos consumidores reside precisamente na “prática generalizada das refidelizações”, que levam “ao aumento significativo do excedente do operador não partilhado com o consumidor”.

A responsável insistiu ainda na obrigação de prestar informação aos consumidores sobre as melhores tarifas “pelo menos uma vez por ano”.