//Adega Ervideira no Alentejo vende menos mas fecha 2020 com lucro

Adega Ervideira no Alentejo vende menos mas fecha 2020 com lucro

“Num ano em que tudo parou e vimos projetos ficarem em ‘standby’, a Ervideira fecha o ano de 2020 com 130 mil euros de lucro”, revelou a empresa, sediada em Vendinha, no concelho de Évora, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Segundo a Ervideira, cujo negócio depende, em “grande parte”, do canal Horeca (hotéis, restauração e cafés) e das lojas próprias, na adega e abertas em Monsaraz, Évora e Lisboa, o fecho ou paralisação destes canais de escoamento dos vinhos, devido à pandemia, “provocou uma queda de 32% das vendas”, em comparação com 2019.

O “sucesso de 2020” deveu-se, assim, ao “grande exercício de gestão e contenção de custos levado a cabo pela empresa”, justificou.

Para os “resultados positivos, contribuiu ainda o trabalho de vendas dos nossos parceiros habituais, bem como de novos parceiros, como clubes de vinho no Brasil, EUA e Inglaterra“, realçou Duarte Leal da Costa, diretor executivo da empresa.

“Vimos também a produção de álcool gel no período do primeiro confinamento como uma oportunidade de negócio e uma bolha de oxigénio”, acrescentou.

Qualificando 2020 como um “ano atípico e incerto”, o qual “ainda se prolonga” para este ano, a Ervideira argumentou não ter baixado os braços e ter já lançado objetivos para os próximos anos.