O site AforroNet, da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), está indisponível há alguns dias. Na página é possível ler agora que estão a ser melhoradas “as condições de segurança do serviço”, sem ser dada uma data prevista para a reposição do serviço.
À Renascença, José Tribolet, professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, explica que, devido à vulnerabilidade do sistema atual, é necessário garantir robustez na plataforma. “É um software já antigo e não tem acesso fácil a determinados dados e listas que hoje, com um software mais moderno, têm”, explicou.
A suspensão da plataforma pode ter sido a “solução mais prática” na transição entre a situação atual e um futuro sistema mais moderno e robusto, afirmou o professor.
O professor acredita que a causa pode estar relacionada com a decisão da entidade de “adotar procedimentos de segurança que são, hoje em dia, correntes em sistemas bancários e de seguros de toda a área financeira.” Como é o caso da dupla segurança, sistema que, na plataforma dos certificados de aforro, não existe.
José Tribolet antecipa que o mínimo que pode acontecer “é que vão passar a ter uma segurança dupla” na plataforma.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) garante que não se tratou de um ataque informático e que não há risco para as contas pessoais. O problema deu-se quando foi pedido aos subscritores que alterassem as passwords para algo mais robusto.
Quem quiser movimentar os seus certificados de aforro terá, assim, de se dirigir às lojas físicas dos CTT. Não há prazo para o retorno deste serviço via plataforma.
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