//Agendas Mobilizadoras com 140 candidaturas para investimento de 14 mil ME

Agendas Mobilizadoras com 140 candidaturas para investimento de 14 mil ME

O ministro da Economia, Siza Vieira, congratulou-se com a elevada adesão às Agendas Mobilizadoras, que se traduziu na apresentação de 140 candidaturas de consórcios com um investimento global de 14 mil milhões de euros.

O prazo para os consórcios envolvendo empresas, universidades e instituições científicas e tecnológicas apresentarem uma manifestação de interesse para o desenvolvimento de projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial terminou na quinta-feira.

“Recebemos 140 candidaturas de consórcios e o investimento total que está ali em causa – se fosse todo concretizado – era de 14 mil milhões de euros. É um número que superou as nossas expectativas”, disse à Lusa o ministro Siza Vieira, em declarações à margem de uma visita à fábrica da Bosch, em Aveiro.

Apesar de possuir informação escassa, o ministro esclareceu que estes consórcios abrangem empresas de praticamente todas as regiões do país e de vários setores de atividade, “desde o setor das energias até ao setor das biotecnologias, até ao setor da saúde, do aeroespacial, automóvel”.

“Em todas as áreas onde Portugal nos últimos anos tem procurado fazer investimento no conhecimento, na inovação, nas novas tecnologias, vemos esta mobilização e, portanto, estou convencido que temos aqui uma muito boa base de partida para darmos um impulso através dos recursos europeus para desencadear todo este movimento de investimento que o país tanto precisa”, acrescentou.

O ministro saudou esta “grande disponibilidade” das empresas e instituições académicas para “colaborarem, para criarem produtos inovadores orientados para os mercados externos”, afirmando que não se pode perder este impulso para continuar a ver, nos próximos anos, “frutificar exemplos de aposta de produtos inovadores, de maior valor acrescentado para colocar Portugal no caminho de crescimento económico sustentado”.