//AgentifAI: Falar para telemóvel dá para enviar dinheiro e pagar contas

AgentifAI: Falar para telemóvel dá para enviar dinheiro e pagar contas

A AgentifAI construiu uma assistente para acabar com os problemas no apoio ao cliente. Com base em inteligência artificial e num sistema de linguagem natural, a Alice interage com o consumidor ao telefone ou por escrito como se fosse uma pessoa e não um robô. A solução vai mais longe e permite enviar dinheiro ou pagar contas apenas a falar com a assistente no telemóvel.

Banca e saúde são as áreas de atuação dos clientes da startup de Braga, que tem na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e na AdvanceCare os principais clientes em território português.

“Pela primeira vez, é a tecnologia a adaptar-se às pessoas e não o contrário. Tentamos resolver os problemas do apoio ao cliente e com as interações remotas das marcas, que são operações de grande pressão e que podem proporcionar uma má experiência”, explica ao Dinheiro Vivo o cofundador e líder da AgentifAI, Rui Lopes.

A solução já existe no mercado há vários meses: na aplicação móvel da CGD, a assistente virtual “Caixa” entra em ação sempre que o utilizador carrega no botão central. Por escrito ou por voz, é possível, por exemplo, ativar imediatamente novos cartões e consultar operações bancárias sem ter de perder tempo à procura da opção.

A Alice também “funciona como uma espécie de filtro”, segundo Rui Lopes. A maioria dos pedidos é respondida de forma automática; o que não for possível responder – devido à complexidade – passa para o atendimento por humanos. No final, o mais importante “é que o cliente tenha uma boa experiência”.

Na área da saúde, a solução da AgentifAI permite fazer a gestão das marcações, cancelamentos, pedidos de informação sobre acordos com seguradoras, localização e preço.