//AHRESP: Restaurantes abertos até às 22h30 a partir de 1 de maio “dará um novo alento e esperança”

AHRESP: Restaurantes abertos até às 22h30 a partir de 1 de maio “dará um novo alento e esperança”

Na próxima fase do desconfinamento, que arranca a 1 de maio, para a generalidade dos concelhos portugueses, os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 tanto aos dias de semana como aos fins de semana. A AHRESP, que já ontem tinha feito este pedido ao governo, “congratula a decisão do Governo” e aponta que a medida dará “um novo alento” a um dos setores mais afetados pela pandemia.

“Com esta decisão, a restauração e similares pode funcionar, já a partir do próximo sábado e também domingo, fornecendo almoços e jantares até às 22h30. Esta medida dará um novo alento e esperança a estes setores, enormemente impactados pela pandemia”, aponta a associação liderada por Ana Jacinto em comunicado.

“A AHRESP congratula a decisão do Governo, e apela a todos os empresários e a todos os clientes que continuem a ser escrupulosos no cumprimento das regras e boas práticas ao nível das medidas de proteção e combate à pandemia. Na atual situação, a irresponsabilidade de poucos pode prejudicar o bem de todos”, acrescenta.

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira que os cafés, pastelarias e restaurantes vão poder manter as portas abertas até às 22h30 tanto aos dias de semana, como aos fins de semana. Já a partir de sábado, explicitou durante a conferência de imprensa de apresentação das medidas para a quarta fase de desconfinamento, estes estabelecimentos “passarão a funcionar, quer durante a semana, quer aos fins de semana, até às 22:30”, podendo ter clientes tanto no interior como nas esplanadas, e passam assim a poder servir almoços e jantares nos concelhos que avançam para esta nova fase, tendo um máximo de seis pessoas por mesa ou 10 em esplanada por grupo.

António Costa indicou ainda que todas as lojas e centros comerciais podem funcionar até às 21h00 durante a semana e 19h00 aos fins de semana e feriados. Durante a parte de perguntas e respostas, o primeiro-ministro esclareceu que dado este novo horário para os estabelecimentos, a venda de bebidas alcoólicas é permitida até essa hora.

Mas deixou claro que “continuará a vigorar a proibição de consumo na via pública” e a proibição de nos restaurantes e similares haver serviço de bebidas alcoólicas fora das refeições “de forma a não transformar esses estabelecimentos em bares – atividade que se mantém encerrada neste momento”.