//Ainda vale a pena ter uma conta poupança?

Ainda vale a pena ter uma conta poupança?

Contas poupança e de depósito a prazo já foram, em tempos, uma solução viável para quem quer aplicar dinheiro e fazê-lo render. No entanto, já há alguns anos que não compensa ter este tipo de conta, recorda António Ribeiro, economista da Deco Proteste.

O primeiro ponto a ter em conta será a situação atual das taxas de juros que, por norma, são ainda mais baixas nas contas poupança do que nas contas de depósito a prazo. O especialista justifica esta realidade pelo facto de as contas poupança serem “contas onde se vai colocando dinheiro de forma periódica”.

Relativamente aos rendimentos, um depósito a prazo a um ano rende, em média, 0,1% líquido, enquanto a melhor taxa poderá alcançar os 0.7% – o que significa que, para quem deseja aumentar as poupanças, esta opção não irá oferecer ganhos relevantes. Grandes bancos, como Millennium, Novo Banco, Santander, Montepio adotam taxas muito próximas, ou até mesmo de 0%, como é o caso do BPI, que remunera a 0% em vários prazos.

As vantagens e desvantagens andam lado a lado no que diz respeito às contas de depósito a prazo. Segundo o economista da Deco Proteste, a maioria permite a mobilização antecipada do capital, “mas existem alguns que não o permitem fazer antes do prazo”, frisando que o que pode ocorrer frequentemente, é não se salvaguardarem os juros do prazo já decorrido.