//Alargado até fevereiro prazo de programa do PT2020 para PME

Alargado até fevereiro prazo de programa do PT2020 para PME

O governo decidiu alargar o prazo de contratação da Linha Capitalizar Mais – SI Inovação, um mecanismo de apoio às pequenas e médias empresas (PME), no âmbito do programa de fundos europeus Portugal 2020 (PT2020), até fevereiro de 2022. O prazo inicial desta porta de acesso a fundos da União Europeia terminou no dia 31 de dezembro de 2021, sendo que a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), a quem o Estado confiou o trabalho de avaliar tecnicamente as candidaturas, ainda não concluiu o processo de apreciação dos projetos.

“O prazo de contratação [ou seja, de ativação] da Linha Capitalizar Mais, destinada especificamente ao SI Inovação [Sistema de Incentivos à Inovação], foi estendido até fevereiro de 2022”, revelou ao Dinheiro Vivo (DV) o Ministério da Economia e da Transição Digital, que tutela do IAPMEI, na sequência de uma denúncia a este jornal da iminência de ser vedado a centenas de projetos nacionais o acesso a fundos europeus por falta de resposta atempada do IAPMEI.

Apesar da decisão de prolongar o prazo final, dando tempo ao IAPMEI de concluir as avaliações necessárias, as PME que se candidataram à referida linha ainda não terão sido informadas da decisão.

Segundo denunciou ao DV uma fonte conhecedora do processo, centenas de empresas que concorreram à Linha Capitalizar Mais – SI Inovação estão com receio de não conseguir aceder às verbas comunitárias, mesmo que cumpram todos os critérios e requisitos, técnicos e financeiros. Isto, porque o IAPMEI não terá realizado todas as apreciações aos projetos candidatados em tempo útil. O prazo original para concluir as avaliações a realizar pela agência terminava a 17 de dezembro.

A mesma fonte explicou que o atraso do IAPMEI anula as garantias bancárias que as PME tiveram de assegurar junto dos bancos, e que são avaliadas pelo Banco de Fomento (outro requisito determinante para aceder aos fundos). Ao longo de dezembro, o Banco de Fomento foi informando as PME que tinham até 31 desse mês para contratualizar os apoios, caso contrário perderiam o aval do organismo. Ora, sem a luz verde do IAPMEI nada feito.

A fonte que relatou a situação preferiu manter o anonimato para evitar represálias, uma vez que gere uma das PME que apresentaram um projeto à Linha Capitalizar Mais – SI Inovação.