//Alcochete. Primeira pista ainda vai demorar mais de sete anos

Alcochete. Primeira pista ainda vai demorar mais de sete anos

O primeiro passo para acabar com a discussão que dura há mais de meio século está dado. A Comissão Técnica Independente (CTI), mandatada pelo governo para avaliar as opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa, apresentou o veredicto depois de um ano de estudos. Construir um aeroporto de raiz no Campo de Tiro de Alcochete (CTA) e manter, entretanto, o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) em operação é a melhor solução para responder à falta de capacidade aeroportuária da capital a longo prazo. A solução dual deverá funcionar até que o aeroporto no CTA consiga funcionar sozinho e assumir o palco como hub de Lisboa.

“O modelo dual é inevitável. O AHD só pode fechar quando houver uma pista com capacidade de o substituir. É, portanto, a solução dual que terá de avançar em primeiro lugar, com um aeroporto complementar no local onde haja capacidade para se tornar aeroporto único com proximidade à cidade de Lisboa”, afirmou ontem a presidente da CTI. Durante a apresentação da versão preliminar do relatório de análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que decorreu nas instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Maria do Rosário Partidário garantiu que “um hub intercontinental funciona melhor também com um aeroporto único”. Sobre o tempo necessário para ser construída a primeira pista em Alcochete, a coordenadora da área de planeamento aeroportuário da CTI, Rosário Macário, afiançou que “dificilmente” estará pronta em menos de sete anos. Já a segunda pista poderá levar “entre oito a nove anos a estar concluída”e, nessa altura, a Portela poderá, então, ser desativada para que Alcochete funcione sozinho.