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O Alentejo é a região do país em que a forma como os portugueses fazem compras menos se alterou durante o surto do novo coronavírus. Apesar disso, os alentejanos, como o resto do país, reduziram o número médio de compras na Rede Multibanco nesta última semana. A quebra foi de 24 pontos base abaixo do número médio de compras antes do COVID-19, o que ainda assim vale a menor quebra no conjunto do território nacional.
Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela SIBS. O mesma análise chega ainda à conclusão de que progressivamente os portugueses começam a ir mais às lojas para fazer as compras de que necessitam. Os dados da semana de 27 de abril a 3 de maio, que coincidiu com a última semana de Estado de Emergência, demostra o crescimento mais elevado das últimas seis semanas.
Segundo os dados da DGS, o Alentejo é a região de Portugal Continental com menos casos de infetados: 220. E regista um morto. Apenas as regiões autónomas da Madeira e dos Açores têm números mais baixos.
No entanto, estes valores estão muito longe dos que se registavam no pré-Covid19. São menos 41 pontos percentuais do que o número médio de compras antes deste período.
Se o Alentejo é a região em que o padrão de compras menos mudou, em sentido inverso, a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou o maior abrandamento no consumo no período de Estado de Emergência.
Entre 23 a 29 de março, as compras físicas nesta região recuaram 62 pontos relativamente à média antes do registo do primeiro caso de COVID-19.
“Já na última semana, de 27 de abril a 3 de maio, o número de compras na Rede MULTIBANCO nesta região registou um aumento de 14 pontos. Ainda assim, a região de Lisboa e Vale do Tejo encontra-se a cerca de metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia”, lê-se no comunicado da SIBS.
As compras online, em compensação, cresceram de forma significativa, com o número médio de compras no e-commerce praticamente ao nível do período antes da pandemia.
Neste segmento, há a utilização crescente do MB WAY tanto para as compras online como na Rede MULTIBANCO, sendo que na semana de 27 de abril a 3 de maio, as compras através deste serviço atingiram os níveis mais elevados já registados nesta análise semanal da SIBS.
O mesmo estudo avança que valores médios por compra na semana de 27 de abril a 3 de maio continuam consideravelmente acima da média do período antes da pandemia: no canal físico o valor é 8% superior e no online é 7% maior.
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