//Altice Portugal corta mil empregos devido à inteligência artificial

Altice Portugal corta mil empregos devido à inteligência artificial

A Altice Portugal, dona da operadora Meo, vai reduzir a sua força de trabalho em cerca de mil funcionários, numa operação de reestruturação motivada pela crescente adoção de tecnologias de inteligência artificial e pela necessidade de controlo de custos.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

Segundo a agência “Bloomberg”, cerca de 800 trabalhadores aceitaram um programa de rescisões contratuais voluntárias em julho. Este número junta-se aos cerca de 200 que já tinham acordado a saída anteriormente, totalizando mil despedimentos.

A agência cita Jorge Félix, presidente do sindicato dos trabalhadores da Altice Portugal, que confirma a ligação entre a redução de pessoal e a automação de processos.

“Não podemos negar que a Altice precisa de se adaptar ao aumento da automação e da IA”, afirmou o dirigente sindical em entrevista telefónica à Bloomberg.

“Também é verdade que a Altice precisa cortar custos e reduzir dívidas, e que essas medidas também tornam a empresa mais atraente para um possível comprador”, acrescentou Jorge Félix.

Contactada pela Bloomberg, fonte oficial da empresa recusou comentar os cortes laborais em Portugal.

No ano passado, a 29 de agosto, o CFO do grupo Altice, Malo Corbin, afastou publicamente a possibilidade de venda da Altice Portugal, embora tenha admitido estar atento a oportunidades, incluindo a alienação de alguns ativos.

Ver fonte

TAGS: