A ASF-Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de pensões pretende integrar o financiamento sustentável na sua ação de supervisão.
“A ASF pretende prosseguir iniciativas para a identificação do quadro de envolvimento consciente e sustentado do setor que supervisiona, prosseguindo, em paralelo, à integração desta temática na sua ação de supervisão”, afirmou Margarida Corrêa de Aguiar, presidente do supervisor, citada num comunicado divulgado esta sexta-feira.
“O setor segurador e dos fundos de pensões pode desempenhar um papel fundamental na esfera da sustentabilidade financeira, reforçando o importante papel que já assume na economia e sociedade, nomeadamente através da disponibilização de coberturas face a eventos climáticos e catastróficos, de proteção das pessoas e das empresas face a desenvolvimentos adversos, ou de produtos de poupança para a reforma”, adiantou.
O regulador dos seguros é uma das entidades que participou no ‘Grupo de Reflexão para a promoção do Financiamento Sustentável e Descarbonização’ que elaborou o relatório ‘Linhas de orientação para acelerar o financiamento sustentável em Portugal’.
O relatório vai ser divulgado na próxima segunda-feira na conferência ‘Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050 – O papel do financiamento sustentável’.
Deixe um comentário