//Assinado contrato de exploração de lítio na Serra da Argemela, no Fundão e Covilhã

Assinado contrato de exploração de lítio na Serra da Argemela, no Fundão e Covilhã

O contrato de concessão para a exploração de lítio e de outros minerais na Serra da Argemela, nos concelhos do Fundão e da Covilhã, foi assinado no fim de outubro, confirmou a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Em resposta escrita à agência Lusa, a DGEG esclarece que o contrato com a empresa que apresentou o pedido de concessão (a PANN – Consultores de Geociências) foi assinado no dia 28 de outubro de 2021.

A informação esclarece que o mesmo já foi publicado na página oficial da DGEG na internet e que “será publicado, por extrato, em Diário da República”.

Segundo acrescenta, “a concessionária só poderá iniciar a exploração após a obtenção de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável ou favorável condicionada, em conformidade com o Plano de Lavra e o Estudo de Impacte Ambiental aprovados, nos termos da lei e do contrato”.

Questionada sobre se foram tidas em conta as posições desfavoráveis das autarquias da Covilhã e do Fundão, a DGEG garante que “todos os pareceres relacionados foram objeto de análise e ponderação”, mas lembra que os mesmos “não são vinculativos”, conjugando as leis de 2015 e 2021.

Ainda assim, salienta que também serão promovidas consultas em sede do procedimento para a Avaliação de Impacte Ambiental e reitera que “a concessionária só poderá iniciar a exploração após a obtenção de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável ou favorável condicionada”.