//Atividade económica estabiliza no arranque do mês de julho

Atividade económica estabiliza no arranque do mês de julho

A economia parece ter ficado imune ao recuo nas fases de desconfinamento decidido pelo governo nas últimas semanas devido ao aumento do número de casos de covid-19 no País, sobretudo na região da Grande Lisboa.

“Na semana terminada a 4 de julho, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente apresentaram uma relativa estabilização face à semana anterior”, refere a nota do Banco de Portugal divulgado esta quinta-feira, 8 de julho.

Depois da recuperação acentuada registada logo a seguir ao fim do segundo confinamento geral, o indicador diário (DEI) tem apresentado sucessivas oscilações, com avanços e recuos. Na semana terminada a 4 de julho, registou-se um crescimento homólogo de 12,8%, ligeiramente abaixo dos 14,9% da semana anterior.

Olhando para a média móvel semanal centrada a 1 de julho, o indicador regista uma variação homóloga de 15,1%, também abaixo dos 16,3% do dia 24 de junho.

Uma vez que as quedas foram muito expressivas no primeiro confinamento, durante a primavera do ano passado, o Banco de Portugal recalculou o indicador para alisar estas variações, criando uma nova série. “Para mitigar a influência na análise económica deste efeito base muito marcado, calcula-se a taxa bienal, o que corresponde a acumular as taxas de variação do DEI, em dias homólogos, para dois anos consecutivos”, refere o supervisor.