Partilhareste artigo
A atividade económica no Brasil caiu 2% em maio face a abril, após o avanço de 0,56% registado no mês imediatamente anterior, informou o banco central do país esta segunda-feira.
Relacionados
Nos primeiros cinco meses do ano, o Índice de Atividade Económica (IBC-br), considerado como medida anterior ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, acumulou um crescimento de 3,61%.
Segundo os dados divulgados pelo órgão emissor, a queda em maio foi a maior desde março de 2021.
No entanto, a atividade económica em maio expandiu 2,15% face ao mesmo mês do ano passado e no último trimestre avançou 3,86% face ao índice registado entre março e maio de 2022.
O resultado foi pior do que o esperado pelo mercado, que calculava uma queda entre 0,5% e 1%.
Subscrever newsletter
Apesar da expectativa de menor atividade económica para o segundo trimestre do ano, especialistas do mercado financeiro elevaram as suas previsões para o crescimento da economia do país para 2023.
Segundo o boletim Focus divulgado também nesta segunda-feira, que compila as principais projeções de agentes do mercado, o PIB brasileiro fechará 2023 com um avanço de 2,24%, face aos 2,19% estimados na semana passada.
A economia brasileira cresceu 2,9% em 2022 após avançar 5% em 2021, o melhor resultado em mais de uma década. O crescimento de 2021, porém, deveu-se muito à base de comparação com o ano anterior, quando a economia brasileira registou queda de 3,3% devido aos efeitos da pandemia de covid-19.
Deixe um comentário