//Aumento da inflação está a provocar ansiedade financeira nos consumidores

Aumento da inflação está a provocar ansiedade financeira nos consumidores

O aumento da inflação na Europa, consequência em larga medida da escalada dos preços da energia e da interrupção das cadeias de abastecimento, está a aumentar a ansiedade financeira entre os consumidores, europeus que têm dificuldades em compreender como o seu dinheiro será afetado se a inflação for maior do que a taxa de juros sobre a poupança, diz um estudo promovido pela Intrum.

No Dia Internacional da Educação, que se assinala esta segunda-feira, 24 de janeiro, o relatório da Intrum revela que a atual incerteza económica está a gerar nos consumidores um novo interesse em melhorar a literacia financeira.

Segundo o estudo, as famílias com rendimento elevados (53%) consideram ter recebido educação financeira suficiente para gerir as suas finanças do dia-a-dia, embora ainda precisem de conselhos sobre questões financeiras mais complexas como, por exemplo, planeamento da reforma e investimento na bolsa.

Já as famílias com rendimentos mais baixos (27%) consideram não ter recebido educação financeira suficiente para gerir o seu dinheiro e procuram frequentemente aconselhamento externo.

O estudo identificou ainda que apenas 64% dos inquiridos compreendem como o dinheiro será afetado se a inflação aumentar e passar a ser maior do que a taxa de juros sobre a poupança.

Em Portugal, os bancos são a principal fonte de aconselhamento: 41% (mulheres) e 36% (homens). Os valores são semelhantes a nível europeu, com 40% das mulheres a recorrem aos bancos e 34% dos homens.