//Aumento do preço da água no Algarve só deverá ocorrer a partir de 2026

Aumento do preço da água no Algarve só deverá ocorrer a partir de 2026

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) esclareceu que o aumento do preço da água na região “só deverá ter efeitos” a partir de 2026, depois de concluídos os projetos de eficiência hídrica.

“O aumento do preço do fornecimento de água não está previsto para já e só deverá acontecer a longo prazo, depois da conclusão das obras de ligação da captação de água no Pomarão e da central de dessalinização”, disse à agência Lusa o presidente da AMAL, António Pina.

O aumento do preço da água no Algarve foi avançado hoje pelo ministro do Ambiente durante um seminário que teve como tema os recursos hídricos.

João Pedro Matos Fernandes revelou que o aumento “não será grande”, mas será suportado também pelos grandes consumidores da agricultura e do golfe.

O presidente da AMAL, estrutura que agrega os 16 municípios do Algarve, explicou que o aumento do preço do abastecimento “irá refletir os custos operacionais com a manutenção do funcionamento das duas infraestruturas” do plano de eficiência hídrica para o Algarve inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

António Pina disse que o aumento será repartido de forma igual pelos consumidores, lembrando que “o grande consumidor de água é a agricultura, com 60%, tendo o golfe uma percentagem de 6%”.