Partilhareste artigo
Os preços das casas subiram 0,8% em agosto face julho, e 12,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário (CI). Esta evolução consolida a “tendência de estabilização observada nos últimos meses”, sublinha a empresa, recordando “que, depois de um arranque de ano em aceleração, as oscilações mensais dos preços suavizaram a partir de abril, posicionando-se, desde então, em patamares inferiores a 1%”.
Relacionados
A única exceção foi o mês de julho, com um aumento de 2,1%, “comportamento que acabou por ser isolado, uma vez que agosto repôs os níveis de valorização em cadeia para patamares mais reduzidos”, explica a CI.
Em termos de variação homóloga, também se tem tem vindo a registar um abrandamento. Em agosto a taxa ficou “5 pontos percentuais (p.p.) abaixo da registada no início do ano e 8,9 p.p. abaixo do pico de valorização observada precisamente há um ano, em agosto de 2022, quando a valorização homóloga atingiu um nível inédito de 21,1%”, sublinha a CI.
Quanto às vendas, entre junho e agosto, a CI estima que tenham sido realizadas 33 500 transações residenciais em Portugal, a grande maioria de habitação usada (91%) e apenas 9% de habitação nova. Trata-se de uma estabilização face aos três meses anteriores, “confirmando a tendência de estabilização iniciada no segundo trimestre deste ano, após três trimestres de quedas sucessivas”.
Os preços médios das casas vendidas entre junho e agosto foi de 2 187 euros o metro quadrado. Nos imóveis usados foi de 2079€/m2 e nas casas novas de 3172€/m2, mostram os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial.
Deixe um comentário