Partilhareste artigo
O valor mediano de avaliação bancária subiu 8% em abril, em termos homólogos, fixando-se nos 1200 euros por metro quadrado, o que corresponde a uma aceleração da tendência de subida, face ao aumento de 6,9% registado em março.
A subida observada em abril no valor mediano de avaliação das casas foi de 13 euros, adiantou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) no seu ‘Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação’, divulgado esta quinta-feira. Em termos mensais, a subida foi de 1,1%. Trata-se da sétima subida mensal consecutiva.
O número de avaliações bancárias “consideradas ascendeu a cerca de 28 mil, mais 29,6% que no mesmo período do ano anterior”.
Segundo o INE, “o maior aumento face ao mês anterior registou-se na Região Autónoma da Madeira [2,3%], tendo o Alentejo apresentado a única descida [-0,5%]”.
Subscrever newsletter
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a maior subida, de 7,9%, registou-se no Norte, e a menor, de 3,6%, foi observada na Região Autónoma dos Açores.
O valor mediano de avaliação bancária de apartamentos aumentou 8,6% face a abril de 2020, para 1314 euros por metro quadrado. “Comparativamente com o mês anterior, o valor de avaliação subiu 1,1%, tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado a maior subida [3,3%]”, refere o INE.
No caso das moradias, o valor mediano da avaliação bancária das moradias foi de 1000 euros por metro quadrado em abril, “o que representa um acréscimo de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior”. Neste segmento, “os valores mais elevados observaram-se no Algarve [1621 euros/m2] e na Área Metropolitana de Lisboa [1581 euros/m2].
Atualizada às 12H07 com mais informação
Deixe um comentário