//Azeite vai ficar mais caro

Azeite vai ficar mais caro

Última encomenda perdeu-se a caminho da Ucrânia

A Ucrânia era um dos mercados onde a Casa de Santo Amaro mais estava a crescer. A última encomenda de azeite partiu de Mirandela, cinco dias antes da invasão da Rússia, mas já não chegou ao destino.

“Era um mercado onde estávamos a crescer 30 a 40% ao ano e, este ano, prevíamos duplicar as vendas lá. Entretanto, em fevereiro, cinco dias antes do início da guerra, nós tivemos uma carga a ir para lá e, neste momento, não fazemos ideia onde ela possa estar. Foram perto de mil garrafas, ou seja, um valor na ordem dos 5 mil euros”.

Esse cliente já desapareceu. Eles tinham sido eleitos os melhores supermercados do mundo; era uma rede muito grande, com 200 hipermercados e com 50 de luxo. A rede está completamente destruída”.

Além de perder o mercado ucraniano e também o russo, António Pavão está preocupado com o que pode acontecer com o da Polónia.

“Estamos apreensivos, porque o nosso principal mercado na Europa é a Polónia, e que está ali ao lado, e que, neste momento, já tem mais de dois milhões de refugiados. De certeza, e mesmo aqui no centro da Europa, já começámos a notar a falta de confiança, sem saber o que é que esta situação vai dar. E, de certeza, vai haver retração nas compras, que trará retração nas vendas. É assustador.”

Ucrânia, Rússia e Polónia eram, até há bem pouco tempo, três grandes mercados. Perante a instabilidade, procuram-se agora novos mercados e, para isso, será necessário um maior investimento na promoção.

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