Agora, a Auchan acaba de anunciar que vai alargar a sua parceria com a Too Good To Go, que pretende reaproveitar alimentos que já não estão perfeitos para venda mas continuam a ser bons e a ter qualidade, a todo o país. “Vai ser possível ajudar a combater o desperdício alimentar de Norte a Sul do país enquanto se saboreia iogurtes, pão, sandes, sumos ou refeições da Auchan a preços ainda mais acessíveis”, explica a cadeia, que durante este mês, de forma progressiva, alarga a sua parceria, a aplicação com selo B Corp que pretende incentivar a um consumo mais consciente e sustentável, até chegar a todas as lojas da marca. A iniciativa representa mais um passo na estratégia global e integrada da empresa, empenhada em alcançar o objetivo “Desperdício Zero”.
“Como militante do Bom, São e Local, o compromisso com a prevenção e redução do desperdício alimentar leva a Auchan Retail Portugal a procurar sempre novas soluções que permitam combinar este objetivo com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos. Foi assim que surgiu esta parceria com a Too Good To Go, que se junta a uma série de outras iniciativas que desenvolvemos no âmbito da nossa estratégia Desperdício Zero, e que será agora alargada a todas as nossas lojas”, explica Ricardo Macedo, Diretor de Oferta e Dinâmica Comercial de Produtos Frescos.
Sendo a redução do desperdício um compromisso, a Auchan Retail Portugal tem vindo a procurar novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios alimentares “com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos”, explicam os responsáveis. E para esse objetivo muito tem contribuído a parceria com a Too Good To Go, mas também medidas já implementadas como a venda a preços reduzidos de produtos perto do fim da data de validade, ou da área de self-discount, onde podem ser comprados, a preços mais baixos, frutas e legumes de boa qualidade alimentar, mas com características estéticas que retirariam estes produtos do circuito comercial. “E também os produtos de economia circular, que garantem a qualidade, o melhor preço e promovem o desperdício zero, como é o caso do bolo de banana, vegan e de fabrico próprio, a ser lançado já este mês na Auchan de Alfragide, ou a implementação da venda avulso, que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita”, juntam.
Também no contexto do combate ao desperdício alimentar, a Auchan explica que estabeleceu parcerias com diferentes empresas e associações, às quais oferece os seus excedentes alimentares. “Em 2019, a marca doou 2,4 mil toneladas de produtos alimentares, num total de mais de 2,5 milhões de euros. Agora em todas as lojas Auchan, com a Too Good To Go serão disponibilizadas Magic Boxes, com o valor unitário de 3,99 euros. Estas caixas surpresa contêm produtos alimentares cujo prazo de validade está perto do fim, como iogurtes, queijos, fiambre, pão, salgados, refeições frias, sandes e sumos do dia, e podem ser recolhidas nos balcões de atendimento, perto do horário de fecho da loja.”
“A parceria com a Too Good To Go foi lançada em janeiro, com um projeto piloto na Auchan Almada, tendo permitido salvar aproximadamente 1000 refeições, chegar a 450 clientes, obter 25 mil visualizações e evitar a emissão de aproximadamente 2,5 ton de CO2 (entre dezembro 2019 e maio 2020)”, contabiliza a marca.
Deixe um comentário