//Banca cobra oito milhões de euros por dia em comissões

Banca cobra oito milhões de euros por dia em comissões

Os bancos cobraram um total de 40,3 mil milhões de euros em comissões entre 2007 e o primeiro semestre de 2019, uma média de 8,8 milhões de euros por dia.

Este total equivale a metade do empréstimo da troika. As contas são avançadas pelo “Jornal de Notícias”, que cita números do Banco de Portugal.

A Associação Portuguesa de Bancos afirma que se justificam pelo baixo custo do dinheiro (as taxas de juro são mesmo negativas neste momento), o que pressiona a chamada margem financeira – a diferença entre o que o banco paga em juros e o que ganha em juros com os clientes.

Tendo em conta que a margem financeira (que ainda representa três vezes mais dinheiro do que as comissões) caiu 23% entre 2007 e 2018 que o total das receitas dos bancos caiu de 13,8 mil milhões para 9,3 mil milhões de euros no mesmo período, “é inevitável que os bancos tenham de recorrer a fontes complementares de receita, como as comissões”, afirma a associação.

O valor médio das comissões, por outro lado, caiu 8%.

O balanço do jornal surge depois de o Governo ter proposto uma avaliação das comissões que os bancos cobram aos clientes.

Ver fonte

TAGS: