//Bancos concederam 45,7 mil milhões de euros em moratórias

Bancos concederam 45,7 mil milhões de euros em moratórias

Os bancos concederam um total de 45,7 mil milhões de euros em moratórias, dos quais 20 mil milhões de euros a particulares.

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal e são relativos ao final de janeiro. O montante global é inferior aos 46,1 mil milhões de moratórias registadas no final de dezembro.

“Esta redução foi transversal à generalidade dos setores e finalidades, com exceção dos empréstimos concedidos a particulares para habitação e dos empréstimos às sociedades não financeiras do setor do alojamento e restauração, em que se registaram aumentos no recurso às moratórias de 71 e 38 milhões de euros, respetivamente”, refere o Banco de Portugal.

Explica que “durante o mês de janeiro registou-se um aumento de 0,5 mil milhões de euros de novos empréstimos em moratória enquanto 0,9 mil milhões de euros deixaram de estar abrangidos por este regime”.

O valor global de moratórias concedidas em Portugal atingiu o máximo em setembro de 2020, nos 48,1 mil milhões de euros.

Ao todo, há 408 mil particulares com pelo menos um crédito com moratória, o que corresponde a 8,8% do total.