//Bancos portugueses vão beneficiar de “prenda” do BCE

Bancos portugueses vão beneficiar de “prenda” do BCE

A medida tomada pelo Banco Central Europeu (BCE), na semana passada, de baixar os juros dos depósitos da Zona Euro para -0,5%, com o objetivo de combater a recessão, trouxe consigo uma “prenda”, da qual a banca portuguesa também irá funcionar – o tiering (escalonamento), adianta o Jornal de Negócios.

“A fim de apoiar a transmissão da política monetária assente nas instituições de crédito, será introduzido um sistema de dois níveis para a remuneração de reservas, no âmbito do qual parte da liquidez excedentária das instituições de crédito ficará isenta da taxa de juro negativa aplicada à facilidade permanente de depósito”, anunciou o BCE.

O sistema de escalões, que varia consoante os montantes que os bancos da Zona Euro depositam no BCE, vai entrar em vigor a 30 de outubro.

Segundo as contas de Eric Dor, professor na IESEG School of Management, em França, consultado pelo Jornal de Negócios, os bancos irão pagar menos com a taxa de +0,5% e o escalonamento do que com a atual taxa de -0,4% e sem escalonamento.

O atual impacto da taxa de juro negativa nos bancos portugueses é de 40,1 milhões de euros. Com o agravamento da taxa, os bancos deveriam passar a pagar 50,1 milhões. No entanto, com o tiering, o custo anual total será reduzido para apenas 2,2 milhões de euros.

Ver fonte