//BBVA condenado a reintegrar no dia 2 de janeiro trabalhadores despedidos

BBVA condenado a reintegrar no dia 2 de janeiro trabalhadores despedidos

O Supremo Tribunal de Justiça condenou o banco BBVA Portugal a reintegrar seis trabalhadores que foram despedidos em 2014, no âmbito de um processo de despedimento coletivo.

“Exatamente cinco anos após o despedimento coletivo promovido pelo BBVA Portugal, em plena época natalícia, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou definitivamente que o despedimento foi ilícito e irregular e que os trabalhadores serão reintegrados no primeiro dia útil de 2020”, anunciou, esta terça-feira, o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) em comunicado.

A decisão do Supremo, de 11 de dezembro, surgiu após os seis antigos bancários terem impugnado judicialmente o seu despedimento pelo BBVA, há cinco anos.

Os seis bancários foram despedidos num processo de despedimento coletivo de 177 trabalhadores realizado pelo banco em 2014. O despedimento ocorreu no âmbito de uma reestruturação do banco em Portugal que envolveu o fecho de 43 balcões.

Segundo o presidente do SBN, Mário Mourão, esta decisão é “uma clara mensagem para a banca de que as decisões a tomar na gestão dos bancos têm que ter sempre em atenção os direitos dos trabalhadores bancários, que estão a ser constantemente fustigados nos últimos anos com pressões, despedimentos e incerteza nos postos de trabalho”.

Atualizada às 15H54 com mais informação

Ver fonte