//BCE: mudança prematura da política monetária asfixiaria recuperação

BCE: mudança prematura da política monetária asfixiaria recuperação

A membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel, acredita que “uma restrição prematura da política monetária em resposta ao aumento temporário da inflação asfixiaria a recuperação”.

Schnabel, que falava numa conferência em Baden-Baden, considera que uma retirada tão prematura do estímulo monetário faria pior aos que já sofrem com o atual aumento de preços.

A membro da comissão executiva defendeu desta forma a atual política monetária do BCE, cujo conselho na semana passada decidiu, por unanimidade, reduzir o ritmo das compras semanais de dívida de emergência pela pandemia (PEPP, Pandemic Emergency Purchase Programme)no quarto trimestre face aos dois trimestres anteriores, porque as condições de financiamento melhoraram.

Ao mesmo tempo, o BCE quer assegurar que as condições de financiamento sejam favoráveis.

A economia da zona euro continua a recuperar e a inflação está a aumentar. De facto, o BCE reviu em alta as previsões de crescimento e inflação para este ano, embora veja o aumento dos preços como temporário.

A inflação da zona euro deverá “enfraquecer significativamente” no início do ano e cair abaixo do objetivo de 2% de novo.