O Banco Central Europeu (BCE) alertou esta terça-feira para o fenómeno que se tem verificado nos últimos anos de aumento do número de bancos com pontuações muito fracas em matéria de política de governo interno e risco operacional.
Mais de três quartos dos bancos na Europa apresentam baixa pontuação em termos de governance e, segundo o BCE, os órgãos de gestão apresentam uma “eficácia fraca”. O supervisor aponta ainda a fraca “gestão de risco e controlo de riscos relacionados com outsourcing“.
O aviso consta do relatório com os resultados do processo de análise e avaliação dos bancos (SREP), um exercício anual do BCE que visa examinar os riscos dos bancos e promover a sustentabilidade e solidez do setor.
Segundo o relatório, em termos de governance e risco, “90% das pontuações gerais do SREP permaneceram constantes no período 2018-19, no entanto, a alta disseminação de pontuações fracas de governança e risco operacional é uma preocupação para os supervisores”.
“O número de bancos que recebem pontuações gerais ‘mais fracas’ [pontuação três] tem aumentado nos últimos anos”, alerta.
Deixe um comentário