//BCP: Sindicatos marcam protesto para o dia da Assembleia Geral

BCP: Sindicatos marcam protesto para o dia da Assembleia Geral

Três sindicatos de bancários agendaram uma manifestação para o dia 22 de maio, à porta da Assembleia Geral (AG) de acionistas do Millennium bcp, numa ação conjunta em defesa das remunerações dos trabalhadores do banco.

O protesto une o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB).

“Em causa estão as remunerações dos trabalhadores desta instituição, que não são atualizadas desde 2010, bem como a devolução das retribuições retidas entre 2014 e 2017”, referem os sindicatos num comunicado divulgado esta terça-feira.

Os três sindicatos “congregam esforços na representação e defesa dos direitos dos seus associados e de todos os trabalhadores, reformados e pensionistas do grupo BCP, sem atualização de remunerações há mais de nove anos”.

“Pretende-se demonstrar, a uma única voz, que o Millennium bcp, que acaba de apresentar lucros consolidados na ordem dos 154 milhões de euros, deverá tomar uma atitude séria e cumprir com os seus compromissos, restituindo aos trabalhadores o que é seu por direito”, destacam.

Os sindicatos consideram positivo que o BCP tenha voltado a contratar e a pagar dividendos aos acionistas, “condição essencial para atrair capital para o desenvolvimento do banco, mas lembram que é urgente atualizar as remunerações e restituir aos trabalhadores, de forma célere, os valores referentes aos cortes efetuados”.

A AG do BCP vai decorrer no Tagus Park, em Oeiras, no próximo dia 22 de maio.

Ver fonte