O Millennium bcp e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) acordaram esta segunda-feira disponibilizar 900 milhões de euros para financiar projetos de pequenas e médias empresas (PME) portuguesas, através de duas linhas de financiamento.
Um financiamento de 500 milhões de euros será feito através do programa COSME, que é a primeira vez que é trazido para Portugal, e que se destina a mais de 1150 PMEs.
Os restantes 400 milhões de euros estão relacionados com a extensão do programa InnovFin, que financia PMEs e empresas médias inovadoras.
Estes empréstimos visam financiar empresas com maior dificuldade em fornecer garantias mas que têm um plano de crescimento. O BCP e o FEI partilham o risco dos financiamentos, que são concedidos mediante condições mais favoráveis.
Segundo João Nuno Palma, administrador do Millennium, estes acordos e financiamentos com o FEI “vão fortalecer o BCP”, que pode chegar a mais empresas e financiar mais projetos inovadores. Lembrou, na conferência de assinatura dos acordos com o FEI, que, no caso do InnovFin, o BCP já financiou projetos em 400 milhões de euros. “Agora vamos entregar mais 400 milhões de euros”, afirmou.
O FEI faz parte do Banco Europeu de Investimento e, através do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, tem sido sido crucial na execução do Plano Juncker, ao dar garantias em financiamentos que de outro modo não seriam feitos pela banca tradicional.
Em atualização
Deixe um comentário