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O Banco de Portugal recebeu mais de 10 mil queixas sobre os bancos no primeiro semestre deste ano, numa média de 1.700 por mês, com o Novo Banco e o Banco CTT a liderar nas reclamações dos clientes.
O número de reclamações recebidas representa um aumento de 12,5% face à média mensal de queixas recebidas em 2019, revelou o Banco de Portugal esta quinta-feira no seu relatório de Atividade de Supervisão Comportamental relativo ao primeiro semestre deste ano.
O supervisor acabou por instaurar 40 processos de contraordenação a 16 bancos, mais do que os 27 instaurados no ano de 2019. A instauração destes processos de contraordenação envolveu 126 reclamações.
“No primeiro semestre de 2020, o Banco de Portugal recebeu 10.184 reclamações de clientes bancários contra as instituições supervisionadas, numa média de 1.697 reclamações por mês, mais 12,5% do que a média mensal de 2019”, destacou o supervisor num comunicado referente ao relatório.
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“Excluindo as reclamações sobre matérias associadas à pandemia de COVID-19, o crescimento teria sido de 2,6%. O contexto da pandemia fez com que os clientes usassem mais os canais digitais para apresentar reclamações, tendo o Livro de Reclamações Eletrónico e o Portal do Cliente Bancário registado, em conjunto, 71% das reclamações recebidas pelo Banco de Portugal no segundo trimestre de 202”, sublinhou.
O Novo Banco foi a instituição com mais queixas sobre depósitos bancários, seguido do Abanca e do BBVA. O Banco CTT liderou nas reclamações referentes ao crédito à habitação e hipotecário, seguido do BBVA e do Banco Montepio. No crédito ao consumo, a campeã das reclamações foi o Volkswagen Bank, seguido do Caixa Leasing e Factoring.
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