//Bicicletas em Lisboa cresceram 25% com a pandemia

Bicicletas em Lisboa cresceram 25% com a pandemia

Os dados revelados no guia “Como pedala Lisboa” mostram que 29% das viagens antes feitas com o automóvel já foram substituídas pelas bicicletas GIRA, poupando mais de 100 toneladas de CO2.

O eixo central de Lisboa fervilha de trânsito todos os dias ao início da manhã ou ao fim da tarde. Os carros continuam a dominar a maioria das estradas, mas, com a pandemia, a micromobilidade cresceu 25% na cidade. Agora, à hora do almoço, são mais de 500 bicicletas a passar pelas ciclovias que fazem a ligação ao Marquês de Pombal, sobretudo na da Avenida da República. A contagem, monitorizada pelos investigadores do Instituto Superior Técnico (IST), demonstra também que, pelo menos, dois mil ciclistas circulam por dia na Av. Duque D”Ávila, representando um crescimento de 820% face aos valores de 2016. O mês de março, aliás, acumulou naquela artéria um recorde inédito de 60 mil bicicletas.

Este é o retrato que surge no guia digital “Como_Pedala_Lisboa”, que a Câmara Municipal lançou não só para mostrar a evolução da micromobilidade na capital, mas também para traçar a meta das próximas décadas. Até 2030, a autarquia ambiciona reduzir o uso do automóvel privado em 28% e subir para 66% a utilização de transportes públicos, de bicicletas e de caminhada.

O mito das sete colinas

Ainda haverá quem fique intimidado pela tipologia geográfica de Lisboa, mas o mito da cidade das sete colinas acaba por se esfumar quando se conclui que 73% das ruas são planas ou com declives inferiores a 5%. E o pedal elétrico, mais do que o esforço físico, é o que faz a maior parte do trabalho. O crescimento da bicicleta e do sistema público de bicicletas GIRA têm contribuído para popularizar os modos suaves de mobilidade, defende a autarquia. De 2019 para 2020, a micromobilidade cresceu 25% na cidade e 140% com a construção da ciclovia pop-up na Av. Almirante Reis em junho de 2020.

O sistema de bicicletas GIRA – destaca a autarquia – ao ser alargado em 2017 do Parque das Nações para o resto da cidade representou, logo nesse ano, mais de um terço (34%) do total de bicicletas observadas nas contagens do Instituto Superior Técnico. Traduzido em viagens, essa percentagem representa cerca de 3,2 milhões de deslocações feitas desde 2017. Atualmente são mais de 24 mil os utilizadores que usam o sistema todos os dias, a maioria jovens e adultos entre os 20 e os 35 anos.