//Biden quer um imposto mínimo de 15% sobre as empresas para reduzir défice

Biden quer um imposto mínimo de 15% sobre as empresas para reduzir défice

O presidente dos EUA, Joe Biden, quer criar um “imposto mínimo de 15% para as empresas, que vai financiar as despesas e até permitirá reduzir o défice”, afirmou esta quinta-feira o presidente norte-americano. Biden pede ainda aos democratas que aprovem “a legislação, intitulada “The Inflation Reduction Act of 2022”, que vai permitir congelar os impostos para famílias que ganhem menos de 400 mil dólares por ano.

Biden considera que o acordo para um pacote legislativo de combate à inflação e à crise climática é “uma dádiva de Deus” para as famílias. E lançou o derradeiro desafio aos democratas: “O meu pedido é: ponham a política de lado. Façam isto. Temos de aprovar isto”.

“Esta proposta seria a legislação mais significativa da História para combater a crise climática”, afirmou o presidente, frisando que o pacote também irá reduzir os custos de saúde para milhões de norte-americanos que compram os seus seguros através do Affordable Care Act, vulgo ‘Obamacare’.

Antes das declarações do presidente, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, já tinha pedido aos senadores democratas apoio para aprovar o pacote legislativo de 739 mil milhões de dólares (728 mil milhões de euros), que será votado na próxima semana depois de o moderado Joe Manchin – que bloqueou o ambicioso projeto legislativo “Build Back Better” em 2021 – ter dado a sua ‘luz verde’.

A legislação pode tornar-se uma vitória histórica para o Congresso controlado pelos democratas, a poucos meses das eleições intercalares, que deverão devolver aos republicanos o controlo da Câmara dos Representantes.

Schumer disse aos senadores democratas que terão agora a oportunidade de alcançar duas prioridades “extremamente importantes” do partido.