O famoso empresário norte-americano Mark Cuban tem uma opinião assumida (e há quem considere extremista) em relação aos cartões de crédito. Segundo a CNBC, o “tubarão” não tem papas na língua: “Corte os seus cartões de crédito. Se usa um cartão de crédito, é porque não quer ser rico”.
Para Mark Cuban, os cartões de crédito são “o pior investimento”, mas a realidade norte-americana parece contrariar esta posição: mais de 70% dos americanos tem pelo menos um cartão de crédito.
Leia ainda: O que dizem os tubarões sobre as criptomoedas?
Segundo a American Banking Association, só o ano passado existiam 364 milhões de contas de cartões de créditos nos Estados Unidos, um aumento de 4,1% desde o ano anterior.
Se optar por não seguir os conselhos de Mark Cuban, o segredo está na disciplina e organização. E estas são algumas práticas que deverá seguir:
Comece de forma simples
Use o cartão de crédito para custos fixos como a mensalidade no ginásio, a conta da Netflix, ou compras, pois são custos que já fazem parte da despesa mensal. Assim, será mais fácil saber o montante exato que terá de pagar do seu cartão de crédito no final do mês. Dirija-se ao seu banco e peça para agendar os pagamentos automáticos e tente cumprir sempre com os prazos de pagamento.
Trate o cartão de crédito como se fosse o cartão de débito
A melhor forma de não abusar nos gastos é estar sempre atento aos movimentos na sua conta e gastar apenas o valor que tem a certeza que poderá pagar. Garanta que o montante que deve ao seu cartão de crédito é sempre menor do que o saldo do seu cartão de débito, para que possa fazer face às despesas.
Compre um cartão de crédito discreto
Os especialistas defendem que o melhor é comprar um cartão de crédito discreto, com cores sóbrias, que não o faça usar mais do que o que precisa.
Não se deixe enganar pelos “pontos” dos cartões de crédito
Os pontos dos cartões de crédito podem ser enganadores, pois geralmente são um incentivo para gastar mais. Não corra atrás dos pontos, mas encare-os de forma natural e deixe que se acumule sem esforço redobrado por parte dos seus gastos.
Tenha um cartão de crédito próprio
Ter um cartão de crédito partilhado poderá ser um problema, pois nem todas relações duram para sempre. Adquira um cartão de crédito em seu nome e mantenha-o. A longevidade poderá ter vantagens.
Mantenha o seu cartão de crédito seguro
Trate o seu cartão de crédito como um bem precioso. Não o empreste, evite perdê-lo e mantenha-o protegido. Tenha ainda atenção às máquinas onde utiliza o cartão de crédito, pois as situações de fraude podem acontecer em poucos segundos. Se cuidar bem do seu cartão de crédito, este poderá ser uma boa base para poder adquirir uma casa, ou uma compra que deseje no futuro.
Mark Cuban aconselha-o a pagar a dívidas do cartão de crédito no máximo em 30 dias. O multimilionário norte-americano tem uma visão radical, mas acredita que se for usado de forma consciente e disciplinada, o cartão de crédito pode ajudá-lo a construir uma base para investimentos no futuro.
Deixe um comentário