//Bloomberg: Elisa Ferreira é uma das 10 mulheres que podem chegar ao topo do BCE

Bloomberg: Elisa Ferreira é uma das 10 mulheres que podem chegar ao topo do BCE

Tem um doutoramento em Economia pela Universidade de Reading, no Reino Unido. Esteve mais de uma década no Parlamento Europeu, onde defendeu que o Banco Central Europeu (BCE) deveria ter mais poderes para monitorizar a estabilidade financeira da zona euro.

E no ano passado era uma das mais fortes candidatas a assumir a presidência do Mecanismo Único de Supervisão, tendo optado, no entanto, por não concorrer ao cargo.

Para a Bloomberg, é este “currículo” que torna Elisa Ferreira numa das dez mulheres com mais probabilidades de, um dia, chegar a um cargo de topo no BCE.

O Conselho do BCE é composto por 25 membros, sendo que atualmente há apenas uma representante do sexo feminino. A análise da Bloomberg pretende demonstrar que nos bancos centrais nacionais existem várias mulheres “que têm o que é preciso” para chegar a um cargo de liderança no BCE.

Além de Elisa Ferreira, fazem parte da lista as espanholas Margarita Delgado e Emma Navarro, as francesas Sylvie Goulard, Natacha Valla e Laurence Boone, a lemã Claudia Buch, a irlandesa Sharon Donnery, a italiana Lucrezia Reichlin e grega Pinelopi Goldberg.

Ver fonte