A praça de Lisboa arrancou a sessão com uma queda muito ligeira de 0,02%. Contudo, às 8:19 já subia 0,08% para os 5.152,87 pontos. Entre os pesos-pesados do índice PSI-20, nota para as ações do BCP, que avançam 0,18% para 27,5 cêntimos.
Na energia, a EDP cresce 0,68% para 3,418 euros, enquanto a empresa de energias limpas, a EDP Renováveis, desce 0,45% para 8,85 euros. A Galp Energia recua 1,21% para 13,45 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão em alta nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência para as importações portuguesas, negoceia nos 62,63 dólares por barril.
No retalho, a Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, ganha 0,83% para 13,905 euros, aliviando assim da queda registada na última sessão. Esta terça-feira, foi noticiado que a Polónia pretende avançar com taxa sobre as receias das companhias de retalho, o que terá pressionado a Jerónimo Martins, uma vez que a cotada tem exposição aquele país.
A Sonae, dona dos supermercados Continente, cede 0,06% para 85,55 cêntimos.
Na Europa, o sentimento é sobretudo de ganhos, numa altura em que o mercado já conhece os nomes indicados pela Europa para os cargos de topo. Os líderes indicaram a conservadora alemã Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, o primeiro-ministro belga em funções, o liberal Charles Michel, para a presidência do Conselho Europeu, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, o socialista Josep Borrell, como Alto Representante da UE para a Política Externa e ainda a francesa Christine Lagarde para o Banco Central Europeu.
Na Ásia, o dia foi sobretudo de perdas, com os investidores a darem sinais de algumas dúvidas em relação às tréguas entre a China e os Estados Unidos e numa altura em que os EUA admitem aplicar tarifas à Europa.
Deixe um comentário