//Bolsa de Lisboa arranca a subir mais de 0,50%

Bolsa de Lisboa arranca a subir mais de 0,50%

A bolsa de Lisboa está a acompanhar a tendência da maioria das praças europeias e negoceia em terreno positivo. O PSI-20 (principal índice) ganha 0,57% para os 4.951,54 pontos. O BCP, um dos pesos-pesados do índice, valoriza 0,57% para 24,84 cêntimos. A EDP cresce 0,75% para 3,101 euros, enquanto a Galp Energia segue inalterada nos 14,49 euros. Já a retalhista Jerónimo Martins sobe 0,70% para 10,825 euros.

Entre as restantes praças europeias, o verde é assim a cor dominante, com os investidores à espera de mais desenvolvimentos nas negociações que visam colocar um ponto final nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China (as duas maiores economias mundiais), de acordo com a Bloomberg. O francês CAC40 soma 0,20% e o britânico Footsie100 cresce 0,40%.

Na Ásia, o dia terminou sem uma tendência definida. Em Tóquio, o principal índice japonês, o Nikkei, valorizou 0,82% e o Topix cresceu 0,39%. Já na China, o principal índice, o Shanghai Composite, perdeu 0,26%.

Nos mercados financeiros, o ano começou num tom otimista, após a divulgação de dados do emprego sólidos nos Estados Unidos, como lembra a agência de informação. Contudo, há ainda muito que pode preocupar os investidores.

O desfecho das negociações entre os EUA e a China, para terminar com a guerra comercial entre as duas economias, ainda não é certo. Por outro lado, e ainda nos EUA, não foi alcançado um acordo sobre o orçamento, o que significa que o governo está em “shut down” há três semanas.

No Velho Continente, a questão do Brexit continua a dominar atenções. O debate no Parlamento britânico vai ter lugar esta semana e a votação do acordo alcançado com Bruxelas está agendado para dia 15.

(Notícia atualizada pela última vez às 8:30)

Ver fonte