A bolsa de Nova Iorque está a negociar em alta esta terça-feira, pela terceira sessão consecutiva, apoiada nos dados muito positivos das vendas a retalho, que melhoraram a confiança em relação à recuperação da economia.
Pelas 14:50 horas em Lisboa, o Dow Jones Industrial subia 2,84% para 26.504,12 pontos, enquanto o Standard & Poor’s valorizava 2,63% para 3.146,64 ponto e o tecnológico Nasdaq avançava 2,26% para 9.950,89 pontos.
As vendas a retalho nos Estados Unidos aumentaram em maio mais do que o previsto (17,7%), face ao mês anterior, devido ao levantamento progressivo das medidas de confinamento, segundo dados hoje divulgados pelo Departamento do Comércio norte-americano.
Os analistas de mercado apontavam para um aumento de 8% nas vendas a retalho, em maio, na maior economia do mundo.
“Este é um indicador de que uma recuperação em forma de V pode ser mais provável do que pensávamos inicialmente”, disse o diretor de Estratégia de Investimento da E*Trade Financial, Mike Loewengart, à agência de notícias financeiras Bloomberg, advertindo, no entanto, que “dito isto, há muita coisa a depender da esperança de que uma segunda vaga [da covid-19] esteja distante”.
A impulsionar as ações está também a declaração da Reserva Federal (Fed), que anunciou na segunda-feira um programa de empréstimos às empresas de dimensão média, para completar o dispositivo de ajuda do governo federal na luta contra o impacto económico da pandemia.
Este “Programa de Crédito à Economia Real” (“Main Street Lending Program) permite emprestar dinheiro às empresas demasiado grandes para poderem aceder ao crédito disponibilizado no quadro do relançamento económico dos EUA.
Na segunda-feira, o Dow Jones Industrial encerrou a subir 0,62%, para 25.763,16 pontos, enquanto os ganhos do tecnológico Nasdaq foram de 1,43%, para as 9.726,02 pontos, e do S&P500 foram de 0,83%, para 3.066,59 pontos.
Deixe um comentário