//Bolsas ao rubro com possível vacina para a covid-19

Bolsas ao rubro com possível vacina para a covid-19

As bolsas dispararam ontem, com Wall Street a subir a níveis recorde, depois do anúncio de que uma vacina em desenvolvimento pela Pfizer e a parceira alemã BioNTech apresenta uma eficácia de 90% na prevenção do novo coronavírus.

Em Lisboa, o PSI-20 fechou a ganhar 4,5% para 4.222,68 pontos. Na bolsa portuguesa, as ações do Millennium bcp subiram 18,9% para 9,05 cêntimos de euro. A Galp Energia disparou 17,4% para 8,26 euros por ação.

As bolsas europeias fecharam em máximos de oito meses, com o índice Stoxx 600 a ganhar 4,06%, o melhor dia desde maio.

Nos EUA, os principais índices atingiram níveis recorde. Às 20H00, o índice S&P 500 avançava 2,78%, enquanto o Dow Jones subia 4,47% e o Nasdaq 0,20%. O índice MSCI para as ações mundiais também fixou um recorde durante a sessão.

Os preços do petróleo dispararam 8% com a perspetiva de uma subida na procura baseada na recuperação da economia.

A Pfizer e a BioNTech anunciaram que não encontraram problemas em torno da segurança da vacina até agora e esperam pedir uma autorização de emergência nos EUA no final deste mês. O possível avanço no desenvolvimento de uma vacina animou os investidores. Nos mercados, a vacina é vista como o Santo-Graal para o fim da crise provocada pelas medidas adotadas por governos para travar a epidemia do novo coronavírus.