//Bolsas do IEFP já só pagam abaixo do salário mínimo a quem não foi além do secundário

Bolsas do IEFP já só pagam abaixo do salário mínimo a quem não foi além do secundário

O governo atualizou nesta sexta-feira os valores das bolsas de estágio comparticipadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que no próximo ano já só pagarão abaixo do salário mínimo a quem tenha qualificações que não vão além do ensino secundário.

A medida integrava o pacote da Agenda do Trabalho Digno que o governo discutiu neste outono com os parceiros sociais, onde se incluíam também várias propostas de alterações às leis laborais que ficaram bloqueadas com a atual crise política, e avança agora com a publicação dos novos valores em Diário da República para vigorarem a partir de janeiro.

Os novos valores de bolsa representam subidas que vão dos 5% aos 31%, consoante as qualificações dos estagiários, com uma valorização maior para as qualificações mais baixas, e deixam agora abaixo do valor do salário mínimo (705 euros em 2022) apenas as bolsas pagas a quem não estudou além do ensino secundário não profissionalizante.

O valor mínimo de bolsa atribuído a quem não estudou além do 9º ano tem uma subida de 31%, equivalente a 137,35 euros. Passa de 438,81 para 576,16 euros.

Já para quem concluiu o ensino secundário geral, o valor de bolsa passa dos 526,57 aos 620,48 euros. Trata-se de uma subida de 18%, representando mais mais 93,91 euros.

Para as restantes qualificações, os valores de bolsa já passam a ficar acima do valor do salário mínimo.