//Bolsas europeias em alta à espera do acordo para reduzir dependência do gás russo

Bolsas europeias em alta à espera do acordo para reduzir dependência do gás russo

As principais bolsas europeias abriram esta sexta-feira em alta, à espera que Bruxelas e Washington apresentem o acordo que prevê que os EUA aumentem o envio de gás natural liquefeito para a Europa para reduzir a dependência da Rússia.

Cerca das 9:05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 0,34% para 452,92 pontos, o petróleo Brent cotava-se a 115,83 dólares por barril e o euro trocava-se a 1,1014 dólares.

As bolsas de Paris e Frankfurt avançavam 0,01% e 0,17%, bem como as de Madrid e Milão, que se valorizavam 0,06% e 0,23%, respetivamente. Londres era a exceção, já que descia 0,21%.

Depois de abrir em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 9:05 o principal índice, o PSI, a subir 0,24% para 5.817,56 pontos.

Os investidores vão continuar pendentes da guerra na Ucrânia, que dura há mais de um mês, depois da União Europeia (UE) não ter concretizado na quinta-feira um novo pacote de sanções contra a Rússia, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram mais represálias contra Moscovo.

O Conselho Europeu, no qual participou como convidado o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, demonstrou na quinta-feira a unidade sem fissuras dos parceiros ocidentais contra Vladimir Putin.