//Bolsas europeias em alta à espera do relatório do emprego nos EUA

Bolsas europeias em alta à espera do relatório do emprego nos EUA

As principais bolsas europeias abriram esta sexta-feira em alta, à espera do relatório oficial do emprego nos Estados Unidos em junho, que, segundo analistas, poderá apontar para uma “aceleração notável”.

Cerca das 8:50 em Lisboa, o EuroStoxx 600 avançava 0,56% para 458,19 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,47%, 0,31% e 0,58%, bem como as de Madrid e Milão, que se valorizavam 0,19% e 0,29%.

Depois de abrir em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 8:50, o principal índice, o PSI20, avançava 0,17% para 5.116,28 pontos.

Analistas citados pela agência Efe referem que uma melhoria notável do emprego nos EUA em junho pode pressionar a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) a restringir a política monetária, numa altura em que a inflação continua a acelerar fortemente.

Contudo, na quinta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI), que reviu em alta as previsões de crescimento económico dos Estados Unidos para 7% este ano, não considerou “transitórias” as recentes subidas de preços.

A outra referência chave de hoje para os mercados é a reunião da OPEP+ (Organização de Países Exportadores de Petróleo e 10 aliados liderados pela Rússia) sobre um novo aumento da produção, tendo como pano de fundo a recuperação económica e a subida dos preços do ‘ouro negro’.