//Bolsas europeias em alta, depois do BCE anunciar redução ligeira dos estímulos monetários

Bolsas europeias em alta, depois do BCE anunciar redução ligeira dos estímulos monetários

Cerca das 08:45 em Lisboa, o EuroStoxx 600 subia 0,26% para 468,79 pontos.

As bolsas de Londres, Frankfurt e Paris avançavam 0,34%, 0,33% e 0,24%, bem como as de Madrid e Milão, que se valorizavam 0,03% e 0,17%, respetivamente.

Depois de abrir em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 08:45, o principal índice, o PSI20, subia 0,05% para 5.342,14 pontos.

Na quinta-feira, o BCE manteve as taxas de juro e decidiu reduzir o ritmo das compras semanais do Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP) no quarto trimestre em comparação com os trimestres anteriores porque as condições de financiamento melhoraram.

“Com base numa avaliação conjunta das condições de financiamento e das perspetivas de inflação”, o Conselho do BCE considera que as condições de financiamento favoráveis podem ser mantidas com um “ritmo ligeiramente inferior de aquisições” do PEPP relativamente aos dois trimestres anteriores, disse o BCE num comunicado.

O Conselho do BCE também confirmou a manutenção das taxas de juro, as indicações sobre possíveis desenvolvimentos futuros, outras aquisições de dívida, as políticas de reinvestimento e as operações de refinanciamento de longo prazo