//Bolsas europeias em alta pendentes da expansão da Ómicron e dos bancos centrais

Bolsas europeias em alta pendentes da expansão da Ómicron e dos bancos centrais

Cerca das 08:45 em Lisboa, o EuroStoxx 600 avançava 0,42% para 475,55 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,54%, 0,58% e 0,35%, bem como as de Madrid e Milão, que se valorizavam 0,74% e 0,55%, respetivamente.

Depois de abrir em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 08:45, o principal índice, o PSI20, a avançar 0,27% para 5.503,04 pontos.

Os mercados europeus abriram hoje em alta, nesta semana em que os bancos centrais serão os protagonistas, a começar pela Reserva Federal dos EUA (Fed) na quarta-feira, à qual se seguirão na quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco de Inglaterra (BoE), e na sexta-feira o Banco do Japão.

Em relação às decisões da Fed, operadores referem que é de esperar uma aceleração da retirada de estímulos devido ao nível da inflação e os avanços para o objetivo de pleno emprego, se bem que em qualquer caso a política monetária continuará a ser amplamente expansionista.

Operadores dos mercados citados pela Efe referem que a inflação nos Estados Unidos em novembro duplicou a pressão sobre a Fed para tomar medidas de contenção, como acelerar a retirada do programa de compra de dívida na próxima reunião de 15 de dezembro.