//Bolsas europeias em baixa, à espera de inflação muito elevada nos EUA em março

Bolsas europeias em baixa, à espera de inflação muito elevada nos EUA em março

As principais bolsas europeias negociavam, nesta terça-feira, em baixa, à espera do principal indicador macroeconómico da sessão, a inflação, em março nos EUA, que se espera que seja muito elevada.

Cerca das 08:50 em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 1,26% para 452,49 pontos, o petróleo Brent cotava-se a 101,03 dólares por barril e o euro baixava para 1,0868 dólares.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam 0,82%, 1,69% e 1,90%, bem como as de Madrid e Milão, que se desvalorizavam 1,36% e 1,34%.

Depois de abrir em baixa, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 08:50 o principal índice, o PSI, a recuar 0,88% para 6.058,03 pontos.

As bolsas abriram com fortes perdas, a seguir a tendência de Wall Street na véspera, afetada pelo mercado, onde os juros da dívida dos EUA a 10 anos sobem para máximos de três anos, enquanto os investidores continuam preocupados com a inflação e as possíveis consequências do aumento das taxas de juro por parte da reserva federal norte-americana (Fed).

Analistas citados pela Efe explicam que também se estão a intensificar as expectativas de subidas de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE), cuja reunião de política monetária se realiza na quinta-feira.